A Alegoria da Sopa da Pedra

A melhor sopa da Pedra come-se em Almeirim.

sopadapedra

Foto by Abel Rafael – https://www.instagram.com/rafaelpic____s/

Mas a lenda da sopa da pedra não é um exclusivo da região, nem sequer de Portugal – aparece em várias culturas, perpetuada pela tradição oral – as redes sociais da época – Um #Storytelling com séculos, portanto…

O ENREDO:

O frade desta história tinha um objetivo – comer.

Não tinha os recursos.

Arranjou uma ideia louca (#Inovação, chamam-lhe agora) e essa ideia foi a âncora para a primeira ação de #CrowdFunding de Marketing.

Neste nosso mundo governado pela crise, a moral da história é que não há escassez de recursos, não há crise que impeça uma realização. Basta que haja a capacidade de fazer acontecer. A “pedra” como ponto de partida, ideia inicial; como negócio a desenvolver.

Outra ideia chave desta alegoria é a que não é necessário que estejam reunidas TODAS as condições no arranque do projeto. O processo foi ficando completo conforme os ingredientes foram sendo acrescentados. À medida das necessidades. Ou das oportunidades. Talvez até com ingredientes inicialmente não previstos. Talvez sem outros. Mas no final o resultado vai ser uma sopa. Boa!

Consequência da vontade de ir além do presente e da realidade, transformando as dificuldades e a indiferença em partes do processo.

A Inovação surgiu da abordagem. Da ideia, aparentemente louca, do “#Teaser” que criou #Buzz e agregou e potenciou vontades. Uma ideia suficientemente interessante e desafiante para provocar a colaboração de outros.

Hoje vivemos numa sociedade em rede, as realizações precisam sobretudo de um líder capaz de arranjar uma panela e uma fogueira. E uma rede colaborativa.

Esta ideia louca “vou fazer uma sopa da pedra” foi o fio condutor de todo o processo até chegar ao produto – uma sopa. Que respondesse a um #EstadoDeNecessidade – a fome.

A ideia gerou todo um potencial de #MarketingContent que foi sendo libertado parcimoniosamente de modo a manter o #Buzz e , consequentemente, provocar a reação e colaboração do público.

A Gestão de Marketing acompanhou todo o desenvolvimento do produto, com o público – #Co-Creation, como se diria hoje, e alimentando um #Storytelling de tal modo interessante que criou oportunidade para o desenvolvimento de outros produtos: a sopa da pedra de Almeirim, o Festival da Sopa da Pedra, etc, etc. Eu Até já comi empadas de Sopa da Pedra. Bem boas!

O frade da nossa história no final guardou a pedra -os bons produtos são icónicos, têm símbolos. A pedra simbolizou o achievement, a motivação e o positivismo. A base de qualquer novo negócio.

 

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