Margarida Pedroso Ferreira

CRIO
Chief Re-Imagination Officer

Changing the Game

Hoje dir-se-ia que a seguir à Faculdade fui uma jovem empreendedora que lançou uma Start Up. Dois anos de uma viagem a grande velocidade… a explorar negócios inovadores para a altura.

Mas, Marketing a sério, aprendia-se nas multinacionais.

Lembra-se do anúncio dos 2 cachorrinhos da Scottex? Foi o meu primeiro Spot de Publicidade – campanha da JWT Lisboa, com Direção criativa do João Espírito Santo. Foi para o ar em 1991, e passados 25 anos toda a gente se lembra!

E depois a Sumol. A Marca da minha vida: a capacidade de influenciar o processo de A a Z, no Marketing, Competitive Intelligence e Inovação e Desenvolvimento.

De lá para cá passei por muitas Marcas, Organizações, nacionais e estrangeiras… confesso que a minha paixão são as #MarcasPortuguesas.

Vejo o Marketing como uma política de Gestão e a Inovação como uma cultura empresarial. E estou convencida que só nestas condições é possível ter Organizações #TrendDriven, #ConsummerCentred e, portanto, verdadeiramente sustentáveis.

Este tema – a #Sustentabilidade, entendida como o conjunto de políticas que visam assegurar a perenidade do negócio, é outro conceito que reputo vital quando falamos de formulação estratégica.

Sou positiva, otimista e o desafio de encontrar as soluções e as #nextBigThings é o meu fuel. Gosto de analisar o contexto, perceber a realidade e “Imaginovar” o que poderia ser – o que as tendências apontam como sendo os sucessos do futuro. Sou entusiasta e encorajadora. E gosto de Pensar. Gosto de olhar à volta, perceber como a sociedade vai evoluindo e antecipar o que vão ser os #EstadosDeNecessidade do Futuro

Trabalho sobretudo como Consultora: Faço projetos de Enquadramento e Formulação Estratégica, de Inovação Organizacional: do fomento da cultura de Inovação ao desenvolvimento de Produtos, Processos e novas abordagens aos Mercados. Ajudo Organizações e Agências de Publicidade e Comunicação a estruturar Briefings criativos e a encontrar estratégias de comunicação e relação com os Consumidores. Trabalho o Marketing empresarial, e de pessoas e até de países.

CONSULTORIA A AGÊNCIAS

Âmbito: Equipas de Mark Save & Add To Library eting cada vez mais júniores produzem Briefings cada mais vagos e pouco assentes numa estratégia clara de Marca. Torna-se assim difícil para a Agência encontrar uma linha criativa pertinente que responda a uma oportunidade de Desenvolvimento do concito de Marca

Em que posso Ajudar:

  • Aprofundar a análise de Marca a partir dos dados do Cliente e construir uma Estratégia que alinhe os objetivos da Marca com os Estados de Necessidade do Cliente.
  • O meu primeiro output é um Briefing Criativo que serve de base ao desenvolvimento da Campanha.
  • O meu output mais importante é a Análise Estratégica de Marca que até hoje teve uma taxa de compra nos cliente de 100% (mesmo em concursos que a Agência não tenha ganho) – do conceito de Marca, aos Estados de Necessidade de Clientes a que a Marca pode responder… às Tendências relevantes no respetivo Mercado, é frequentemente uma sistematização de Marca que poucas Empresas têm.
  • A “visão de cliente”: muitos anos como Diretora de Marketing permite-me ajudar as Agências a “afinar” as suas propostas com uma visão mais certeira da perspetiva do Cliente.

Tantas Marcas, tantos projectos…
Tenho pena de ainda não ter trabalhado para o meu clube de coração 🙂
Porque #ConsultoraNãoTemClubeMasEuSouSporting