Não é novidade, atenção. O Marketing sempre criou e deu voz às narrativas das Marcas – o “content”. A diferença reside sobretudo na dimensão. O anúncio do “Restaurador Olex” passou anos na televisão, e ainda gera produção de conteúdos. Hoje o mundo gira a uma velocidade alucinante e a produção de conteúdos agiganta-se.

Será Mesmo the next big thing? HBR diz que sim. Mas num mundo cada vez mais inflacionado com informação, estarão os consumidores com paciência para ler tantos conteúdos? Talvez imagens, uma boa utilização do Instagram, do Pinterest, interação relevante no Facebook…

Para se poder falar, verdadeiramente de #ContentMarketing as atuais estruturas das empresas têm que mudar o paradigma. Toda a Organização têm que estar alinhada e assumir o compromisso de “falar e dar voz ao consumidor” – um parágrafo na descrição de funções que começa na Portaria, na Loja, no Atendimento e vai até ao CEO.

“the world of big data offers opportunities to uncover new insights, and to tell stories in newly compelling ways. Just as crucial, data-driven stories attract the kind of social media attention that publishers dream about: fresh data and infographics spread across Twitter, Facebook and other social channels precisely because they are able to tell a story in a concise, compelling and visually appealing way”, HBR: Data Is the Next Big Thing in Content Marketing