Não há uma tradução decente para a palavra Marketing.

A partir daqui todo um léxico, sobretudo de anglicismos, se foi instalando no discurso de Gestão. Não é presunção. É assim que vem nos livros, nas revistas, é assim que escrevemos e falamos.

Quanto a isto há duas possibilidades: embarcar numa viagem linguística para a qual, eu pelo menos não tenho pergaminhos, qualificações, nem legitimidade, já que eu própria, como refiro no “disclaimer”, falo e escrevo recorrendo a expressões em línguas estrangeiras, ou, de modo mais pragmático, com a ajuda de especialistas das várias áreas da Gestão, do Marketing e da Comunicação, construirmos um repositório que dê um sentido a expressões em língua estrangeira e expressões (quase que) idiomáticas de Marketing que já integram o discurso corrente dos profissionais e estudantes.

Por favor seleccione uma opção do menu acima.

  • Activation – Ativação de Marca
    Conjunto de experiências entre uma Marca e os seus públicos que visa criar relações emocionais, engagement e partilha de história. É um termo recente que engloba as ferramentas que pretendem ser parte ativa no dia a dia dos consumidores: eventos, promoções, sponsoring e experiências. É a Comunicação ao Vivo que desenvolve a relação entre a Marca […]
  • Analytics (Web Analytics)
    É o estudo de dados de utilização de um website, com o intuito de compreender a utilização deste por parte dos utilizadores, detectar padrões e tendências, assim como orientar e medir o resultado de determinadas decisões estratégicas. – Daniel Pereira, MindSEO
  • Baby Boomers
    Ver Generation Baby Boomers 
  • Benchmarking
    É o processo de sistematização de #benchmarks (indicadores) que permite a uma organização comparar-se com os seus pares. O objetivo é perceber, face às empresas de referência de mercado, onde estão as ameaças e oportunidades decorrentes da sua atividades. O #Benchmarking pode medir a performance de vendas, de comunicação, de outras atividades de #marketing, I&D, […]
  • Bounce Rate – Taxa de Rejeição
    É a percentagem de visitas que entram numa página, através de algum mecanismo de busca ou por links externos, e acedem apenas a uma página antes de saírem do site. Ou seja, acessos em que o utilizador deixou o site na mesma página em que entrou, independentemente do tempo. Por norma, o website não corresponde […]
  • Business Acumen
    É a capacidade de ter uma visão de helicóptero que permite identificar e resolver prontamente questões de negócio, sejam riscos ou oportunidades, assegurando a sustentabilidade da solução de modo a acrescentar valor. Parte de uma visão clara do negócio e dos seus processos e implicações internas e externas pelo que os “business smart/savvy” tendem a […]
  • Buzz
    Mensagem, conceito ou conteúdo à volta da qual se cria interesse e entusiasmo que, amplificado sobretudo pelas redes sociais, leva à sua rápida disseminação. Não se fique com a noção que este recurso é apenas uma decorrência do fenómeno digital, pois o #BuzzMarketing já existia anteriormente, sustentado pelos meios habituais, com um forte apoio de […]
  • Buzz Marketing
    Na origem o #BuzzMarketing pretende passar uma mensagem e divulgar conteúdos da maneira mais barata possível – utilizando outros para o fazer – através do “boca a boca”. O objetivo é o crescimento exponencial, tanto em termos de exposição como de influência, de conteúdos de #Marketing. Obter o estatuto de #ConteúdoViral is the dream! Partindo, […]
  • BuzzWord
    Palavra ou expressão referente a um tema, situação, ou evento específicos que em determinada altura se torna moda. Aparecem em todo o lado e a propósito de quase tudo (extravasando, muitas vezes, o seu próprio âmbito) e são sobretudo muito utilizadas na comunicação social, nas redes sociais e pelos opinion leaders e trendsetters. O hashtag da […]
  • Call to Action
    É o termo utilizado para descrever o elemento de um anúncio que incentiva o leitor a fazer algo específico em resposta ao anúncio. “Clique aqui” e suas variantes são os “call to action” mais comuns utilizados na Internet. Daniel Pereira, MindSEO
  • Click Stream
    Caminho percorrido pelo usuário durante a navegação em um ou mais sites ou peças publicitárias. Ajuda a descobrir os hábitos de navegação do usuário. – Daniel Pereira, MindSEO
  • Competitive Intelligence
    O processo continuado de recolha de informação sobre consumidores, clientes, tecnologia e tendências com o objetivo último de conhecer bem o consumidor e o mercado. Uma visão de Decisão Estratégica informada que pode incluir a Coopetição para a partilha de informação, numa postura que tende a ser benéfica para todas as partes envolvidas.
  • Content Marketing
    Não é novidade, atenção. O Marketing sempre criou e deu voz às narrativas das Marcas – o “content”. A diferença reside sobretudo na dimensão. O anúncio do “Restaurador Olex” passou anos na televisão, e ainda gera produção de conteúdos. Hoje o mundo gira a uma velocidade alucinante e a produção de conteúdos agiganta-se. Será Mesmo […]
  • Cookie
    São grupos de dados trocados entre o navegador e o servidor de páginas, colocados num arquivo (ficheiro) de texto criado no computador do utilizador. A sua função principal é a de manter a persistência de sessões HTTP. Os cookies mais comuns são os cookies do próprio Google Analytics, ou os cookies de sessão que um website cria para que não seja necessário […]
  • CPA / Cost per Action
    “Custo de uma campanha baseado no custo total líquido da acção” Daniel Pereira, MindSEO
  • CPC / Cost per Click:
    Custo de uma campanha baseado no número de cliques numa peça publicitária;   Daniel Pereira, MindSEO
  • CPI / Custo por Impressão:
    “Custo de cada uma das impressões individuais” Daniel Pereira, MindSEO
  • Cross Media
    Cross-Media “Campanha que inclui diversos  meios (podem ser online e offline), de uma forma integrada,  de modo a envolver o Cliente criando um diálogo.” – André Novais de Paula
  • CTR: Click-through rate
    Taxa de Cliques “Métrica utilizada para medir a percentagem de cliques que um banner ou outra peça publicitária gerou. É calculado dividindo-se o número de clicks pelo número de exibições do banner”   Daniel Pereira, MindSEO
  • Cultura de Agregação
    É o “P” de People. É uma cultura virada para as pessoas: público interno e externo. Num processo circular de permanente input, transformação, output. Neste modelo toda a organização está orientada para a procura de valor, numa lógica #Intrapreneurial de Inovação em processo, sempre #ClientOriented. Os colaboradores estão verdadeiramente comprometidos e alinhados com os valores da […]
  • Dados Pessoais
      Definição Os Dados Pessoais são informação. Essa informação por sua vez é relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável, ou seja, o titular dos dados.   Se a pessoa pode ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de […]
  • Design (Propriedade Intelectual)
    O Design permite proteger as características (como linhas, contornos, cores, forma, textura ou os materiais de um produto ou da sua ornamentação) da aparência na totalidade, ou de parte, de um produto. Para o Design ser protegido deve: (a) ser novo (antes da data do pedido de registo nenhum desenho idêntico foi divulgado ao público); […]
  • Direct Marketing
    Marketing Direto “O Marketing Directo é uma disciplina de Marketing que permite comunicar de uma forma relevante directamente com os Clientes e potencial Clientes que estejam registados numa Base de Dados (de uma forma legal), através de ferramentas offline (Direct Mail, Telemarketing, etc) ou online (SMS, Email Marketing, Landing Pages, Display Advertising, Website Personalizados, etc). […]
  • Direito de Autor e Direitos Conexos
      O Direito de Autor tem como objetivo proteger as obras literárias e artísticas, ou seja, entre elas, os livros, jornais e outros escritos, as obras dramáticas e as obras coreográficas, as obras cinematográficas, televisivas, fonográficas, videográficas ou radiofónicas, as obras de desenho e as obras fotográficas, o software e as traduções. Divide-se em dois […]
  • Engagement
    “É o processo mediante o qual indivíduos ou organizações procuram envolver os seus consumidores (ou clientes) no processo de criação e fortalecimento das suas marcas, reforçando assim a sua preferência e lealdade” – Raquel Ribeiro
  • Generation Alpha
    Generation Alpha A geração Alpha é a geração das crianças nascidas após 2011. Esta geração não usa apenas tecnologia – a tecnologia é parte integrante de si mesmo e da sua vida e não conhecem outra forma de viver. Vão ser a primeira geração a não ter conhecido o mundo sem redes sociais. Vão dar […]
  • Generation Baby Boomers
    Nascidos entre 1945 e 1960, são muitas vezes descritos como a “primeira” geração – nascidos após a Segunda Guerra Mundial, altura em que houve um aumento significativo da natalidade, esta geração foi a primeira a romper com os valores tradicionais comuns às gerações anteriores, sendo caracterizados por serem mais ativos, mais otimistas, consumistas e com […]
  • Generation Glass
    ou #ScreenAgers – o mesmo que #GenerationAlpha
  • Generation X
      Geração pós Baby Boom, nascidos entre 1961 e 1981, foram fortemente marcados pelos direitos previamente adquiridos pelos pais. São caracterizados pela ambição, pela sede de conhecimento, pela constante necessidade de estar em aprendizagem para subir na vida. O reconhecimento profissional é bastante importante para esta geração, à qual está inerente um empreendedorismo e uma […]
  • Generation Y
    Geração Y, também conhecidos como #Millennials, são a primeira geração verdadeiramente digital. Nascidos entre o início década de 80 e meados de 00, são a geração da flexibilidade e do não-compromisso, da comodidade. Caracterizados pelo empreendedorismo mas ao mesmo tempo pela impaciência – vivem no imediato. São otimistas e, consequentemente, por vezes chegam a ser […]
  • Generation Z
      A geração Z é a geração da multiculturalidade, do derrube de barreiras entre géneros e raças. Nascidos entre o início dos 2000 até cerca de 2011, é a geração do #freemium, onde (quase) tudo é acessível online e sem custos. Filhos de pais mais velhos e com menos filhos, os indivíduos desta geração são […]
  • Gestão Colaborativa
    Antes de mais convém referir que não é uma “Gestão Democrática”. Aliás, só funciona com uma liderança forte capaz de assegurar o #Propósito e a #VisãoEstratégica. Assenta num verdadeiro compromisso interno no qual os colaboradores são #Intrapreneurs e assumem nas suas redes de vida que são touch points da Empresa e, como tal, seus interlocutores, […]
  • Gestão Perspectiva
    Parte da análise estratégica feita a partir da Competitive Intelligence cruzada com as #Tendências e, as com particular relevância para o Negócio. A Formulação Estratégica projeta a Gestão para o Futuro, assente numa lógica de Sustentabilidade (social, económica e ambiental) que assegure a Perenidade do Negócio.
  • Hit
    Os Hits são gerados por cada elemento da página solicitada, incluindo imagens, textos e itens interactivos como as interacções sociais É a requisição de um arquivo a um servidor web. Cada vez que o servidor envia um arquivo para o navegador, ele é registado como um hit. Daniel Pereira,  MindSEO Nota: O número de #Hits […]
  • Impressão (digital)
    “Uma exposição de banner ou outro elemento publicitário é contabilizado como uma #Impressão” Daniel Pereira, MindSEO
  • Inosustentability
    A capacidade de assegurar a perenidade do negócio (#GestãoPerspectiva) através de uma sistemática análise de tendências, identificação de estados de necessidades e criação de insights poderosos que identifiquem #OceanosAzuis
  • Inovability
     A capacidade de criar uma cultura empresarial propícia à #Inovação: Proposta de Valor, Produtos e Pessoas constituem um #MixInimitável, em constante movimento de melhoria  
  • Inovação – Frugal Innovation
    É a capacidade de criar soluções que acrescentem valor a baixo custo – fazer mais por menos Criar valor mesmo com poucos recursos. É fazer as coisas melhor, de modo mais eficaz, mais eficiente com o objetivo de criar valor económico e social. É utilizar um dos recursos mais desperdiçados – a ingenuidade, aquela capacidade […]
  • Kaizen
    Termo Japonês composto por 2 palavras e que estão hoje associadas ao conceito de Melhoria contínua. Kai – mudar + Zen – melhor = Mudar para melhor Este termo começou a aplicar-se fortemente à gestão em sequência da reconstrução industrial no Japão do pós Segunda Guerra Mundial preconizando a eliminação do desperdício e a optimização […]
  • Marca (Propriedade Intelectual)
    A Marca é um sinal distintivo que no mercado vai identificar e distinguir os produtos ou serviços de uma empresa, permitindo assim distingui-los dos de outras empresas. Podem ser Marcas: (a) apenas elementos verbais, nomeadamente palavras, incluindo nomes de pessoas, letras ou números (marcas nominativas); (b) apenas desenhos, imagens ou figuras (marcas figurativas); (c) combinações de […]
  • Marketing
    Política sustentável de Gestão, #ConsumerDriven, que visa antecipar e satisfazer os #EstadosDeNecessidade de consumidores e potenciais consumidores e o goodwill do público em geral.
  • Marketing de Celebridades
    Conjunto de iniciativas de comunicação (mais ou menos estratégica) levadas a cabo por agências especializadas e pelos próprios, ou especialistas em seu nome, sobretudo através dos seus perfis nas redes sociais que visam promover e fortalecer a sua imagem. É um tipo de #MarketingPessoal Nesta categoria de”celebridades” incluem-se atores, músicos e outros artistas, apresentadores de […]
  • Markonnecting
    O Marketing entendido como uma política de Gestão que orienta o Negócio no sentido dos Estados de Necessidades dos seus diversos Públicos, com vista a um verdadeiro #Engagement. Neste sentido existe um diálogo (2 vias) com os vários públicos: dos produtos à comunicação é ouvido o feedback, integrado, e num processo de co-creation toma forma […]
  • Millennials
    #Millennials, também conhecidos como Geração Y, são a primeira geração verdadeiramente digital.   Nascidos entre o início década de 80 e meados de 00, são a geração da flexibilidade e do não-compromisso, da comodidade. Caracterizados pelo empreendedorismo mas ao mesmo tempo pela impaciência – vivem no imediato. São otimistas e, consequentemente, por vezes chegam a […]
  • Page View
    Representa a quantidade de vezes que uma página de um site foi exibida. Daniel Pereira, MindSEO Nota: O Número de #PageViews é utilizado para traduzir as estatísticas dos sites, na prática mede as págnas HTLM carregadas.
  • Patentes
    As Patentes procuram proteger os resultados da atividade inventiva, ou seja, soluções novas para problemas técnicos específicos, a título temporário (20 anos). Implica assim que a invenção demonstre, (a) novidade (não fazer parte do estado da técnica); (b) atividade inventiva (não é óbvia para uma pessoa especializada na matéria técnica em questão); e, (c) tem […]
  • Personal Marketing – Marketing Pessoal
    Estratégia individual  que visa contruir e transmitir uma identidade pessoal ou profissional
  • Place Branding
    À semelhança de produtos e serviços convencionais, cidades, regiões e países competem para atrair Turismo, novos residentes, Empresas…. Recorrem a estratégias de #PlaceBranding implementadas por instituições nacionais e locais como agências de desenvolvimento local, instituições de promoção do turismo, etc
  • Propriedade Industrial
    A Propriedade Industrial representa o universo  da proteção do conhecimento humano – o seu objetivo é a proteção das invenções, das criações estéticas (design) e dos sinais usados para distinguir produtos e empresas no mercado, dividindo-se assim em, Patentes e Modelos de Utilidade; Marcas e Logótipos; e, Desenhos ou Modelos (Design). Existe ainda proteção para outros […]
  • Propriedade Intelectual
    A Propriedade Intelectual representa os direitos que protegem as criações que tem por base o conhecimento humano, dividindo-se em duas áreas principais, de um lado o Direito de Autor e Direitos Conexos, e do outro, a Propriedade Industrial. Existe quem defenda que há uma terceira área que respeita à proteção dos segredos e do conhecimento […]
  • ScreenAgers
    ou #GenerationGlass – o mesmo que #GenerationAlpha
  • Sénior
    Adulto mais velho. Até hoje o sénior era definido como sendo uma pessoa com mais de 65 anos, idade de referência mundial para a reforma e utilizada pela Organização Mundial da Saúde para marcar a entrada na senioridade. O aumento da esperança média de vida, uma maior longevidade, e o decréscimo da natalidade estão a provocar […]
  • SEO (Search Engine Optimization)
    Consiste no processo orgânico de optimização do conteúdo online, melhorando a visibilidade de um website, de modo a aumentar o número de visitantes através de pesquisas em motores de pesquisa. – Daniel Pereira, MindSEO
  • Sessão (Visita)
    Uma visita constitui o conjunto de actividades de um indivíduo num site. É o agrupamento dos Page Views e Hits sequenciais que um determinado visitante realizou, num determinado intervalo de tempo. As sessões são terminam, e inicia-se uma nova sessão, ao fim de 30 minutos de inactividade. Daniel Pereira, MindSEO
  • Shared Value
    Conceito ligado a uma verdadeira política de #Sustentabilidade, na sua verdadeira acepção: económica, social e ambiental É aquilo a que se poderia chamar #EconomiaDeCompromisso. O sucesso é-o na medida em que a Organização e os seus diversos públicos (de fornecedores, a clientes e comunidade) em todos os touching points  extraem desse contacto o melhor valor. Ver […]
  • Sharesummers
    São os novos consumidores. Têm novos modelos de família, constituem uma nova demografia e vivem numa sociedade em rede.
  • Sharevertising
    Peças publicitárias pensadas e adaptadas aos vários canais de #SocialMedia destinadas a ser vistas e partilhadas. Inclui os comentários e feedback dos viewers e devem estar preparadas para o integrar.
  • Silver Economy
    Ver Smart Ageing Economy
  • Smart Ageing Economy
    Smart Ageing Economy é o termo que irá, progressivamente, substituir o “Silver Economy” na designação de uma nova área da economia, relacionada com o envelhecimento da população. É um conceito amplo que envolve #Inovação, tecnologia e desenvolvimento de produtos e serviços com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas com 50 e […]
  • Stakeholder
    Entendendo-se mercado como o conjunto de públicos que em algum momento integram um ou vários processos relacionados com um determinado produto, estes públicos, enquanto partes interessadas são os stakeholders de uma Empresa ou Marca.
  • Taxa de saída
    A percentagem de visitantes que, estando numa determinada página, saíram do site. É pertinente analisar a taxa de saída de cada página de modo a detectar  otimizações que retenham os utilizadores.
  • Trend Watchers
    Pessoas de várias formações e origens que tendo uma capacidade de adaptação e procura do Novo estão atentas a mudanças, padrões e comportamentos. São influenciadores e reconhecidos nas áreas de atuação como pessoas conhecedoras do tema e capazes de o antecipar em termos prospectivos, sendo por isso ouvidos quando pretendemos saber o futuro – Luis Rasquilha, CEO […]
  • Trendability
    A capacidade de transferir para as organizações uma cultura de procura do “next big thing”. Quer isto dizer que os processos e nas pessoas estão orientados para trazer para dentro todas as tendências e insights com potencial de relevância para o negócio. Esta é a vertente “inbound”. A vertente “outbound” decorre da capacidade das organizações […]
  • Utilizador (Visitante)
    Visitante único identificado por métodos de #Sessão que visam reconhecer de maneira consolidada os visitantes de um site. Pode ser identificado apenas pelo IP, por uma combinação de IP + Agente navegador (User-agent) ou, nas ferramentas mais precisas, por #Cookies.   Daniel Pereira, MindSEO