IMG_0500Alenquer, terra com um foral com mais de 800 anos tem, obviamente, uma história riquíssima, e uma Essência muito própria na qual deveria assentar a sua estratégia de Marketing para o desenvolvimento.

E tem Pessoas, capacitadas e disponíveis para isso.

Quantos dos meus amigos de Lisboa já tiveram oportunidade de fazer as visitas aos Museus da Capital tendo como Guia o próprio Diretor do Museu?

Dr. Luís Figueiredo, Diretor do Museu Damião de Góis

Dr. Luís Figueiredo, Diretor do Museu Damião de Góis

Ou quantos tiveram a oportunidade de fazer visitas temáticas por Lisboa com um diretor de museu?

Aqui, em Alenquer já tive ambas as oportunidades. aliás, pelo menos um dos meus amigos de Lisboa teve também a possibilidade de fazer uma visita guiada ao Museu Damião de Góis, feita pelo Diretor do Museu, Dr. Luís Figueiredo e, ao contrário do que acontece noutros sítios em que à hora certa toda a gente é corrida, tivemos o privilégio de fazer uma pós-graduação em “Humanismo do séc. XVI” que ultrapassou em duas horas a hora de fecho habitual.

Este ano comemoram-se os 700 anos das Festas do Espírito Santo. E uma vez mais o Dr. Luís Figueiredo nos levou em toda uma viagem desde os romanos, alanos, visigodos, judeus e muçulmanos, passando por D. Sancha e Frei Zacarias que fixaram em Alenquer o primeiro Convento Franciscano até Isabel e Dinis que aqui formalizaram estas Festas.

Capela do Espírito Santo, em Alenquer, uma das muitas do Concelho

Capela do Espírito Santo, em Alenquer, uma das muitas do Concelho

Quando falo de Marketing Territorial, da evolução das regiões a partir da sua Essência refiro-me também a isto: às Pessoas cuja paixão e trabalho transcendem as suas obrigações, entusiasmam e inspiram os outros e com espírito de missão onde outros veem dificuldades, estão permanentemente a ver oportunidades para crescer, para valorizar e, portanto, a desenvolver o Concelho.

Visita guiada pelo Diretor do Museu Damião de Góis

Visita guiada pelo Diretor do Museu Damião de Góis

O Marketing é cada vez mais relacional, mais one-to-one, e é através do conhecimento e da partilha de informação que verdadeiramente se cria #engagement e sentimento de pertença.

Alenquer, um concelho com baixa autoestima, com dificuldade em ultrapassar os seus limites geográficos – o potencial do Marketing Territorial e pessoas com esta capacidade de partilha são um asset valiosíssimo.