Há discussões renhidas sobre qual é o melhor #PastelDeNata, esse verdadeiro ícone da #GastronomiaPortuguesa. Há em Lisboa, no evento #PeixeEmLisboa, há vários anos, um concurso para escolher o melhor pastel de nata da região de #Lisboa.

Venham as discussões, opiniões e concursos… a resposta é simples – os #PastéisDeBelém! Têm algo inestimável que mais nenhum pastel de nata tem: #Marca! Em Portugal e já em muitas partes do mundo: é uma marca que se internacionalizou à séria: quem quer ter acesso tem que vir a Lisboa e ir a Belém! A notoriedade desta Marca é tal que da última vez que lá estive encontrei pessoas que me perguntaram a hora a que fecharia o #MosteiroDosJerónimos, de que nunca tinham ouvido falar e que haviam visto com surpresa e enorme vontade de visitar depois de passarem por ele a caminho dos Pastéis de Belém! Estes, por isso nem vão a concursos. Estão, sozinhos noutro campeonato! Nem são de nata, são de Belém!

Pastel de Nata, da Pastelaria de Santo António, no Castelo. Vencedores do concurso deste ano

Pastel de Nata, da Pastelaria de Santo António, no Castelo. Vencedores do concurso deste ano

Curiosamente o vencedor do melhor #PastelDeNata no concurso #PeixeEmLisboa é da última Pastelaria onde eu e duas amigas fomos comer #PastéisDeNata, que achamos… enfim digamos que ficámos surpreendidas com este primeiro lugar. Tenho então de ir à Aloma e rezingar com a Tia e as Primas da Castanheira do Ribatejo, uma delas minha grande companheira de gulodices passadas por nunca me terem levado a comer um Pastel de Nata da Patyanne! Porquê Nucha? Porquê!!???

Em 2019:

  1. Pastelaria Santo António, no Castelo em Lisboa
  2. Aloma, também de Lisboa
  3. Patyanne, em Castanheira do Ribatejo

Em 2018

  1. Marisqueira Mercado do Peixe, na Ajuda, em Lisboa
  2. Pastelaria Fidalgo’s, na Moita
  3. Pastelaria  da Batalha na Venda do Pinheiro.

Em 2017

  1. Pãozinho das Marias, na Ericeira
  2. Patyanne, de Castanheira do Ribatejo,
  3. Mercado do Peixe

 

 

Acho verdadeiramente indesculpável quando num qualquer café me servem um pastel de nata bem pior dos pré-cozinhados dos supermercados. É um ícone nacional que em alternativas às #BroasDoElias são a companhia perfeita do café a meio da tarde. Ou a qualquer outra hora.

 

 

Regulamento do concurso do “Melhor Pastel de Nata” do #PeixeEmLisboa

#MarcasPT2019