What? A estátua de Eusébio, inaugurada em 1992 e agora na Praça Centenário, na Luz, nasceu da  iniciativa de Vítor Baptista, emigrante benfiquista nos  EUA com o objectivo de honrar a memória desta nossa referência nacional que, através das vitórias que conseguia para Portugal nas competições internacionais, era, nos anos 60 e 70, dos poucos ícones da #MarcaPortugal conhecidos fora do País.

Realizada pelo escultor americano Daker Bower, foi feita, posteriormente, uma réplica destinada ao Estádio dos New England Patriots, (NFL), onde jogam também os New England Revolution, da MLS (S, de soccer, o “nosso futebol..), em Boston.

Eusébio, em Boston, no Estádio dos New England na inauguração da sua estátua

Eusébio, em Boston, no Estádio dos New England na inauguração da sua estátua

O próprio Eusébio jogou em Boston, em 1975, nos Boston Minutemen. Mas como foi a Estátua de Eusébio parar ao Estádio dos New England? Vitor Batista encomendou uma réplica e através de um amigo comum ofereceu-a a Robert Kraft, dono dos Patriots e do próprio Estádio. A Estátua foi oficialmente inaugurada pelo já presidente do SLB, Luis Filipe Vieira e pelo próprio Eusébio.

Após a morte de #EusébioDaSilvaFerreira a estátua foi discretamente removida por estar no caminho daquilo que é hoje o #PatriotsPlace – um verdadeiro Centro Comercial  no complexo do Gillette Stadium e que para além das lojas de restauração da praxe, tem desde de ums Victoria’s Secret a lojas para crianças ou de desporto.

Depois de ter passado um ano num armazém a estátua está agora no Lusitano Stadium in Ludlow, onde existe uma vasta comunidade de portugueses.

#Eusébio, uma #MarcaPortuguesa com projeção internacional. Uma verdadeira #MarcaDeCulto muito para além de preferências clubísticas

#MarcasPT2019

#ConsultoraNãoTemClubeMasEuSouSporting, mas não anti-benfiquista. E fã de todos os sucessos e Marcas Portugueses quaisquer que sejam as suas cores

 

FullSizeRender (1)#MagsFinalTouch – durante a minha recente estadia nos EUA fui ao Gillette Stadium ver os New England Patriots vs Giants. Fartei-me de procurar pela estátua que ninguém com quem consegui falar conhecia… percebi tarde demais que não ia poder tirar uma foto ao lado do nosso #Eusébio com o cachecol do Sporting que sempre nos acompanha…

Esta foto foi tirada perto do local onde terá estado a estátua do #PanteraNegra