Alenquer fica quase tão próximo de Lisboa como Cascais ou Sintra… Mas é todo um outro mundo.

DCF 1.0

Vila Presépio

Tem um história riquíssima, com uma carta de foral com mais de 800 anos, muitos vestígios pré-históricos, árabes, celtas, judeus… Quintas seculares, museus e núcleos históricos, igrejas e conventos, a Serra de Montejunto e múltiplas ofertas de atividades ao ar livre… e claro, eventos dos quais o mais conhecido é o “Alenquer, Vila Presépio”.

O #Marketing de Localidades e uma abordagem Inovadora ao Concelho e suas potencialidades permitem desenvolver uma estratégia de #Marca, assente nos seus pilares estruturais capaz de verdadeiramente criar uma #MarcaAlenquer que, com o posicionamento certo, impulsione e dinamize o desenvolvimento de toda a Região, as suas gentes, tradições e atividades.

Tão perto de Lisboa tem um enorme potencial, dada a ainda pouca oferta hoteleira, para programas de 1 dia: Enoturismo, Desporto e Natureza, turismo religioso, festividades tradicionais, com um sem número de rotas turísticas desde as ligadas ao vinho e à vinha às de caráter histórico ou arqueológico. Igreja e Casta 88

São muitos os eventos (ver abaixo), património, restaurantes e outros motivos de interesse… a verdade, contudo é que Alenquer está aqui tão perto, mas tão longe… A #Marca Alenquer tem um enorme  potencial de desenvolvimento para tornar este concelho uma opção de visita tanto para portugueses como para turistas estrangeiros.

Principais eventos:

Vila Presépio

Festas do Império do Divino Espírito Santo

Alenquer Terra da Vinha e do Vinho

Bienal Art Oeste Internacional

Ciclo Músicas do Mundo

Encontros numa Tarde de Domingo, no Museu João Mário

Veja tudo o que pode fazer em Viver Alenquer IMG_0506

Verdadeira essência deste #PortugalMilenar (com vestígios tão recuados como até ao Jurássico*) o foral de D. Sancha tem mais de 800 anos e #Alenquer é  também conhecida como a “Vila Das Rainhas”, terra de milagres e do culto do Divino Espírito Santo de D. Isabel E D. Dinis. Foi terra natal de grandes figuras nacionais como o grande europeísta Damião de Góis. José Hermano Saraiva defendia até a forte possibilidade de Luís de Camões aqui ter nascido.

‘Alanquer por onde soa

o tom das frescas águas entre as pedras,

que murmurando lava’, n’ Os Lusíadas.

 

‘Criou-me Portugal na verde, e cara

Pátria minha Alenquer’, Soneto

Verdade ou apenas mais uma tese, nasceram, passaram e executaram aqui grandes realizações muitas figuras ilustres de Portugal que permitem ao concelho apresentar todo um #Storytelling assente na #EssênciaDePortugal.

Muito perto da Área Metropolitana de Lisboa e servida por uma boa infraestrutura de transporte, tem uma  vantagem competitiva na criação de importantes dinâmicas de desenvolvimento, para lá do Turismo e das atividades ligadas ao #Vinho e à Vinha.

É preciso começar pelo princípio: Analisar e priorizar os fatores de desenvolvimento, desenhar a estratégia e começar a fortalecer a #MarcaAlenquer.

#MagsFinalTouch

(*) O Apatosaurus alenquerensis

É um achado arqueológico cujo estudo paleontológico o atribuiu ao período Jurássico (135-165 milhões de anos). Seria uma animal gigantesco, calculando-se que poderia atingir 35 toneladas de peso, 22 metros de comprimento e 6 de altura. Este Saurópode herbívoro era era já conhecido como Apatosaurus da América,  tendo este achado, que se encontra no Museu dos Serviços Geológicos, em Lisboa, recebido o nome de Apatosaurus alenquerensis, tendo em conta o local onde foi encontrado.