E afinal o #Espinheira era  galego! – a, talvez, mais famosa #Ginjinha de Lisboa! Ou não fosse esta a  primeira cidade  universal do mundo (#FirstGlobalVillage), abriu em 1840 é há quase 200 anos mantem o mesmo tipo de clientela: locais e viajantes, habituais ou de passagem que param 15 minutos para 2 dedos de conversa e um #copinhoDeGinginha.

Foto #LojasComHistória

Foto #LojasComHistória

“A produção do licor, que já foi feita muito próximo, na Rua Damasceno Monteiro, está hoje em Arruda dos Vinhos, e ronda os cento e cinquenta mil litros de licor anuais, escoando isto quase tudo para o mercado nacional, e apenas dez por cento para exportação, sobretudo para os Estados Unidos. Além do licor pela qual é conhecida, esta casa também serve #CapiléEspinheira, numa garrafa em formas Arte Nova, serve bagaço e outras bebidas, e vende tabaco. Junto com a sua vizinha da frente, a “#SemRival”, introduziu na lógica do comércio local a venda ao balcão.” –  Lojas com História 

 

Já Plínio o velho (séc. I DC), famoso escritor romano, louva as ginjas da Lusitânia… e de lá para cá, muitas são as histórias desta #MarcaPortuguesa centenária: todos temos uma história de uma Ginjinha no final do almoço de domingo! A da Mãe é sempre a melhor… mas a da Tia Guilhermina era imbatível. ginjinha receita

A zona Oeste parece ser o microclima ideal para as melhores Ginjas da Europa com Alcobaça e os seus monges de #Cister a serem dados como os primeiros licoreiros desta #Especialidade que terá inicialmente sido adoptada pelas famílias burguesas até se popularizar.

Já no século XX e com o despertar de Óbidos para o turismo, um contador nato de histórias e de grande visão comercial – o senhor Montez, abriu o primeiro bar da vila, que cedo se transformou num ponto de encontro que rapidamente se alargou a outros locais, iniciativas e eventos que tornam hoje esta vilazinha murada um local de culto.

As grandes marcas, são sempre “umbrella” de muitas outras. É o caso da #Ginginha, esta #EspecialidadePortuguesa que para além de marcas regionais como #GinginhaDeAlcobaça, #GinginhaDeÓbidos deu origem a muitas marcas comerciais como as aqui mencionadas e muitas outras…

#MarcasPT2019, uma #MarcaPortuguesa por dia, dia20

#EssênciaDePortugal

#PaísDeEspecialidades