Luis Onofre é uma #MarcaPortuguesa com flagship store na Avenida da Liberdade, o destino mais exclusivo das compras em Lisboa. É a Marca de #CalçadoPortuguês que melhor se posiciona no segmento do Luxo. lisboacool-luisonofre-04

luii onofre redO designer, empresário de terceira geração, levou para o patamar da marca própria a empresa de família já com várias décadas no setor, e para além da loja de Lisboa tem uma forte atividade comercial de internacionalização.

A par da atividade empresarial é  presidente da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado e acabou de ser nomeado presidente da Confederação Europeia de Indústrias de Calçado próximo triénio, o que acaba por ser resultado do percurso de internacionalização da indústria portuguesa de calçado.

É a primeira vez que um designer assume este tipo de funções numa associação empresarial, e é exatamente num setor  reconhecido pela excelência da produção e qualidade e ao qual tem sido  incorporando design. Estão portanto criadas as condições para que o #CalçadoPortuguês seja cada vez mais uma referência internacional, pela sofisticação e pelo bom gosto; com igual ambição no plano tecnológico, na utilização das novas tecnologias de modo a aproveitar a revolução digital, com um #ConsumerCentricApproach para criar uma relação mais próxima com o cliente final e responder com uma forte aposta na #Inovação aos seus #EstadosDeNecessidade, nomeadamente através do desenvolvimento de produtos inteligentes, novos materiais, e na aposta na customização.

É um novo paradigma que se aproxima e espera-se que as empresas portuguesas do Calçado se consigam  adaptar às mudanças na procura com flexibilidade e rapidez e capacidade de antecipação das necessidades dos mercados.

Faltam trabalhadores na indústria do calçado
Uma das dificuldades do setor do calçado é o recrutamento. Há défice em todos os setores da indústria: da área criativa e design, à costura , montagem e acabamentos até à área comercial e de marketing. Luis Onofre defende que nas cidades e nas regiões com forte implantação do setor do calçado se invista na formação, logo ao nível curricular do ensino obrigatório, nas áreas da criatividade, design e industrial de modo a preparar jovens para esta indústria. Boa ideia!

 

 

 

Veja aqui a nova coleção de #LuisOnofre: SPONDYLOUS – SPRING SUMMER 2019

Foto de capa: DN, 11-02-2019