Houve uma altura na vida em que os lápis eram muitíssimo importantes! Havia toda uma ciência na escolha do bom e velho lápis “de carvão”… e quanto aos lápis de cores as implicações eram muitas, desde logo etárias: a passagem de uma caixa de 6 cores para uma de 12 era quase uma entrada na idade adulta! Lá aos 7 ou 8 anos! que isto não era como agora e a parcimónia no consumo não era só uma questão de poder de compra, mas também de Educação…

A Viarco continua a ser a única fábrica de Lápis em Portugal e provavelmente uma das mais versáteis a nível Mundial.
Instalação na Bienal de Cerveira

Instalação na Bienal de Cerveira

A origem do negócio remonta a 1907, embora a marca Viacro só viesse a ser registada em 1936. Ao longo do tempo sucessivos desenvolvimentos tecnológicos  levaram ao início da produção dos lápis de cera e de uma vasta gama de lápis técnicos utilizados nas mais diversas profissões. Leia a história completa aqui

E de repente os lápis com a tabuada, ou os de fazer as contas, ou mesmo aqueles caixas com muitos lápis de cor já são muito mais que isso.

Secretária/mesa de trabalho desenvolvida pela Viarco, com a marca Risko

Secretária/mesa de trabalho desenvolvida pela Viarco, com a marca Risko

Contudo a aposta que mais me interessou foi o lançamento da marca RisKo, para já com uma secretária ou mesa de trabalho que a empresa está a lançar e com a qual tem estado presente em várias feiras. Afinal se há tantos anos acompanha, estuda e avalia os #EstadosDeNecessidade de utilizadores de lápis há-de perceber de mesas de trabalho onde são usados… Bravo!

Confesso que esta marca voltou a entrar no meu radar em 2017 com uma instalação na Bienal de Vila Nova da Cerveira, onde estava presente com uma instalação artística com lápis, da qual se podia escolher e levar um lápis! Fiquei tão contente por encontrar um lápis de 2 cores: azul e encarnado, grosso, dos que o Pai usava para sublinhar livros (agora já ficam a saber de onde vem o meu hábito de sublinhar e anotar os MEUS livros!)

#MarcasPT2019, uma #MarcaPortuguesa por dia