Porque um camarão com aquelas pernas todas, antenas e olhos esbugalhados é apetecível e um gafanhoto, não? A mim parecem-me bastante parecidos!portugal-bugs

Porque se comem caracóis e não besouros?

Puro preconceito!

Numa terra cada vez mais populosa e com a #sustentabilidade na ordem do dia existem já vários trabalhos no sentido de incorporar insetos na alimentação humana e animal.

PortugalBugs é um projeto português que, para já, cria besouros com finalidade alimentar!

Desde logo fundamentado em cima de 2 hot #trends:

  • #Sustentabilidade – a criação de insetos ocupa pouco espaço, são fáceis de criar e reproduzem-se  muito e com baixo impacto ambiental.
    • Pegada ecológica incomparavelmente mais baixa que a criação de bovinos ou mesmo aves.
  • #AlimentaçãoRacional – são uma boa fonte de proteína e de vitaminas (complexo B) e sais minerais (ferro, cálcio e zinco)

O projeto decorre de um estágio na Faculdade de Ciência do Porto, e este é outro aspecto que gosto – o papel da Universidade como polo de conhecimento.

Entre uma garagem e a incubação na AEP de Leça da Palmeira  quebra também o preconceito que as #StartUp são basicamente tecnológicas e investigam esta alternativa  proteica.

Vou acompanhar o percurso deste projeto de investigação e criação, processamento e incorporação de insetos na alimentação.

#MagsFinalTouch – durante a pesquisa que fiz sobre este assunto encontrei o Marcel Dicke que se tem dedicado a este tema e que fez um Ted Talk muito esclarecedor