O que quer dizer “Presépio”? Esta palavra vem do latim praesepium, que significa estábulo, podendo também referir-se a manjedoura.

A ligação de Alenquer a este ícone da cristandade é centenária.

 

Um dos zilhões de presépios à venda e em exposição

Um dos zilhões de presépios à venda e em exposição

D. Sancha doou o seu paço na Vila aos frades franciscanos por volta de 1222, aparecendo assim o primeiro Convento franciscano do País e que ampliado a partir de 1280, em meados do século XIV era já um centro de conhecimento onde se leccionava desde Filosofia, a Gramática ou Teologia.

Estando atribuída a Francisco de Assis a recriação do primeiro presépio é de crer que em Portugal tenha sido neste Convento de São Francisco em Alenquer que se tenha realizado o primeiro presépio. Contudo, o mais antigo e documentado, é igualmente no Concelho mas em Santana da Carnota (Ver Figura)

História do Presépio da Carnota, elemento da curadoria do Presépio, na encosta

História do Presépio da Carnota, elemento da curadoria do Presépio, na encosta

Esta tradição que renasceu no séc XX: As cheias de Novembro de 1967  provocaram perdas terríveis em vidas humanas e enormes prejuízos materiais no Concelho, criando uma consternação que perdurou longamente. Do espírito de reconstrução foram colocados novos candeeiros no Largo do Espírito Santo, na Rua Triana e no Largo Palmira Bastos, instalou-se iluminação exterior na câmara municipal, Arco da Conceição, nas Igrejas de São Pedro e de São Francisco e a Câmara, presidida à altura por Mestre João Mário, um ano depois da tragédia, apresenta o Presépio Monumental de Alenquer, as figuras monumentais, em madeira, a maior das quais com 6 metros, foram substituídas em 1994 por novas figuras em liga metálica mantendo o rigor e perfeição da traça primitiva.

Agora todos os anos, em dezembro, a colina de Alenquer anima-se com o colorido de um grande presépio e com uma agenda variada que podem consultar aqui. Hoje, dia 14 de Dezembro é dia de Festa dos Loucos Anos 80… guess who’s going…? 😉

Para os meninos da cidade que não sabem o que é uma horta...

Para os meninos da cidade que não sabem o que é uma horta…

O fogo de artifício da inauguração é dia imperdível no Concelho e para além deste gigante presépio emoldurado na colina (*) que parece talhada para este efeito existe toda uma série de animações à volta do tema que recomendo vivamente: O Mercadinho junto ao largo do Espírito Santo (… as Broas Trianas, o Gin e o Licor de Ginja da Ribeira Nova e as doçarias várias, ginjinha, simpatia e embrulhos bonitos da D. Teresa). Na Romeira é toda uma animação: por 3€ pode-se patinar no gelo, aprender a fazer bolachas, ver o concurso de presépios, saltar nos insufláveis, ir ao circo, ver bicharada (o burrito é daqueles que apetece trazer para casa…!)

 

Lisboetas: venham mas é até cá. De carro, chegam aqui mais rapidamente que à baixa, têm mais para fazer, a ginjinha é melhor e as pessoas são muito mais simpáticas!

 

(*) #MagsFinalTouch – A colina que durante o mês de dezembro acolhe o Presépio Monumental é uma extraordinária montra natural. Não é pena só ser utilizada um mês por ano? … do #Marketing e da #Inovação na construção da #MarcaAlenquer

 

#PortugalMarca

#MarcasPT2019

#ViverAlenquer